terça-feira, 12 de outubro de 2010

Grupo do Medo 3 Mimulus Sistema Bach


A ESSÊNCIA FLORAL MIMULUS – GRUPO DO MEDO DO SISTEMA BACH
por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE


1ª. Essência desenvolvida por Dr. Bach criada em 1928 quando Dr. Bach – largou consultório e foi para país de Gales. A coragem era necessária para fazer a opção de vida que fez. Método de preparação desta essência floral: solar.

Nome botânico: MIMULUS GUTTATUS
Gestual da flor:Nativa da América cresce abril e out./dez.A flor germina perto da água próxima da correnteza suas raízes vão se aprofundando aos poucos. As flores mimulus são amarelas, solitárias que irradiam luz dourada, são cinco pétalas fundidas. Floração de junho a agosto.

Comportamento desse padrão:Medos concretos de situações específicas de vida: de ficar só, de escuro, da doença, da dor, do futuro. Acanhamento, timidez, insegurança por causas conhecidas mantidas em segredo. Medos que possam ser nomeados. Ex.; medo de avião, medo do mundo, precisa sol, finca raízes no chão, medo de: andar de escadas rolantes, medo de brigar por dinheiro, medo de cobras, todas as variedades de medo que o homem está sujeito em sua estada aqui na terra.Na variedade do medo arquetípico no caso das crianças, temos o do recém-nascido o Medo do mundo cruel e da vida no corpo físico. Ex.: O Bebê do tipo mimulus que começa a chorar sem razão aparente.

A essência floral transforma este padrão dando a qualidade de ter coragem para desfrutar da vida sem medo, enfrentando suas experiências e dificuldades. Vai trazer facilidade em falar e se relacionar com os outros.

Aqueles que necessitam desta essência floral geralmente, apresentam mãos frias, suor, tremores, coração dispara, natureza sensível, adoece ao enfrentar desafios, sabem a origem do medo, podem apresentar cistite, dores de cabeça, inclinam-se a cuidados exagerados na convalescença, são hipersensíveis (inclusive ao frio e ruído, a rudeza) e reservadas.

Em estado negativo do mimulus, a vida é um fardo nas costas e desejam frequetemente poder retirar-se dela. A essência do Mimulus fortalece a vontade e traz coragem para enfrentar os desafios da vida. Indicado para pessoas com timidez (inibição social) , também para os casos de dores provocadas por movimentos (quando o paciente não quer se mexer com medo de provocar dor ou não quer ser examinado localmente pelo médico, paciente não ajuda pelo medo dar dor), também útil para aqueles que se encontram em recuperação de fraturas pós-operatório.

PRECISA APRENDER: Viver com sua constituição sensível, aprender às vezes a se retirar sem sentir-se culpado para recarregar as baterias, para recobrar-se. Precisa ter um quarto seu.Aprender a transformar seus pensamentos ansiosos

Atitude desejada: Desenvolver coragem e confiança para enfrentar desafios, aceitar-se, crescimento através do uso de compreensão e humor para superar as dificuldades da personalidade.

Afirmações Positivas para praticar:
“TODO PROBLEMA É UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO”
“SINTO FORÇA E CORAGEM INTERIOR”
“CONFIO NO MEU GUIA INTERIOR”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares