domingo, 10 de abril de 2011

A Atuação do Florais nos Problemas de Memória


A Atuação do Florais nos Problemas de Memória – Caso do Aprendizado.

por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Em artigo anterior falei dos tipos de memória, aqui especificarei alguns casos práticos com a utilização das essências florais.

Detectado o problema de memória que pode ser declarativa com a incapacidade de verbalizar um fato de forma imediata ou a capacidade de lembrar eventos recentes ou a memória com duração maior dias, meses e anos, são aquelas referentes, por exemplo, a nome, idade de alguém quando se reencontra essa pessoa algum dia depois, engloba memória de anos atrás ou a Memória de procedimentos trata-se da capacidade de reter e processar informações como tocar um instrumento ou andar de bicicleta, ou mesmo a andar como ocorre em acidentes que afetam regiões do cérebro.

A memória pode ser afetada pelo stress, depressão, problema renal,
problema de tiróide, e doenças degenerativas como Alzheimer, metástase no Cérebro nos casos de Câncer, por acidentes que envolvam traumatismo craniano, crianças abusadas que por defesa bloqueiam suas lembranças, etc.

Bem no caso de criança que estejam com problemas com problema de apreender o aprendizado por distração, falta de foco, pensamentos múltiplos que não a deixam focarem no que é ministrado em sala de aula ou mesmo que seu pensamento viaje no imaginário deixando de ficar presente integralmente na sala de aula temos algumas essências florais que podem auxiliar nestes casos, os quais também são extremamente benéficos para aqueles alunos que estão estudando se preparando para fazer provas para ingressar em uma Universidade.

Temos as seguintes essências florais direcionadas exclusivamente para o aprendizado:

Sistema Bach tem o Clematis que traz a pessoa para o momento presente, o Chestnut Bud para aprendizado com cada experiência vivida, atenção focalizada, vai auxiliar na fixação dos conteúdos.

No Sistema da Califórnia temos o Rosemary que faz o papel semelhante ao Clematis, Madia que auxilia na concentração, dinamiza, as pessoas lentas e confusas mentalmente, Indian Pink contribui com clareza, concentração, calma mental, reorganiza e harmoniza ante o excesso de atividades.

Estes são alguns exemplos dentro do vasto número de essências florais e sistema florais que dispomos.

No caso da memória devemos avaliar o aspecto energético da questão.
Uma pessoa com problema de memória por correspondência deverá estar com os chacras obstruídos, principalmente o chacra frontal e coronário bem como o chacra básico. O indivíduo possívelmente está se distanciando da realidade física e, portanto, espiritualmente desancorado. Bem este aspecto, será exposto em próximo artigo.

Por agora vamos ficar com o problema de memória na questão de aprendizado que requer que a pessoa que está aprendendo esteja presente, focado, tranqüilo e preparado para que o conhecimento a que tem acesso seja incorporado através do entendimento e memorização, que as informações obtidas sejam gravadas na memória, sejam arquivadas para serem acessadas quando solicitadas.

A memorização também se faz necessário com relação a experiências de vida que servem a seu possuidor de base para tomar novas decisões.

Existem pessoas que passam por situações e não aprendem com
as mesmas chegando ao ponto de viver repetidamente certos acontecimentos,
por não ter armazenado as experiências de vida que dão suporte para a tomada
de decisão, suas escolhas afinal a experiência absorvida sinaliza do que pode ser bom ou mau para cada um.

Também neste caso, as essências florais acima relatadas também são úteis
além de outras que deverão ser incorporadas de acordo com cada caso, cada
história pessoal, características de personalidade, etc.

Afinal cada um precisa de uma fórmula pessoal adequada a seu caso.

Rosangela Vecchi Bittar
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE Cursos e Palestras
Consultas presenciais em Boa Viagem - Pe
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882
Consultas pela Internet:
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Skype: rosangelaflorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares